Autoestima não é Vaidade ou Materialismo

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos Mentores Espirituais)

É importante entendermos que cuidar da aparência, como fazer ginastica, se arrumar, se produzir, assim como ter status de ser casado e ter dinheiro não significam que isso traga autoestima.
Se cuidar não significa necessariamente autoestima, principalmente se estiver ligado ao materialismo e ao status, que são coisas do ego.
Se cuidar faz parte da autoestima, mas não de forma a valorizar muito o que é material e físico.

 


A verdadeira autoestima não é quando precisamos fazer coisas que nos mostrem aos outros e a sociedade, mas é quando nos gostamos, valorizamos e amamos, sem precisar mostrar a ninguém.
Querer ser valorizado pelos outros é ego, mas quando não nos importamos com o que o outro pensa, e até suportamos criticas sem nos abalar, ou sem perder a visão bonita e o amor que temos sobre nós mesmos, isso sim é que é autoestima.
A autoestima verdadeira não está ligada ao status, vaidade, orgulho ou arrogância, é quando não precisamos da validação do mundo para isso.
Muitas vezes precisamos nos arrumar para um amor, uma paixão, um trabalho ou para conseguir um emprego, mas isso sem precisarmos nos mostrar a sociedade, aos outros, sem que o que o outro pense sobre a gente vai nos incomodar, a não ser por uma necessidade de conseguir algo que não tenha a ver com a vaidade ou orgulho.
Muitas vezes cuidamos da aparência não por vaidade ou orgulho, mas por outro motivo, então isso não é ego.
É ego somente quando algo serve a vaidade e ao orgulho, e para sabermos mesmo, de verdade, se estamos sendo orgulhosos ou vaidosos, precisamos nos autoconhecer, inclusive temos mandalas para isso em nossa seção de práticas.
Recomendamos fortemente a prática dessas mandalas, pois para enxergarmos e nos desprendermos da vaidade e do orgulho, para assim atingirmos a iluminação.   

 

 

Você também pode se interessar por: